segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Julio César vai para MLS, e Fred tem nova lesão muscular

Enquanto goleiro vai atuar com regularidade no Toronto F.C., da liga americana de futebol, atacante se torna preocupação da comissão técnica da seleção brasileira


Uma bela atuação na Inglaterra. Alívio por uma notícia oriunda da Major League Soccer. E apreensão por outra lesão muscular do goleador da Copa das Confederações. O Radar da Seleção desta semana traz boas e más notícias ao técnico Luiz Felipe Scolari. Enquanto o meia-atacante Philippe Coutinho deu uma assistência e se destacou na vitória do Liverpool e o goleiro Julio César vai jogar com regularidade na MLS, o atacante Fred, do Fluminense, vai parar novamente por conta de um problema na coxa direita.

A maior preocupação é justamente com o atacante do Fluminense. Na sexta-feira, o jogador foi vetado do clássico diante do Flamengo por conta do problema. De acordo com o departamento médico do Tricolor, em dez dias Fred estará de volta aos treinos. Caso isso realmente ocorra, o atleta, que já foi avaliado pelo médico da Seleção, José Luís Runco, até deverá ser chamado por Felipão para o amistoso do dia 5 de março, contra a África do Sul, no Soccer City, em Joanesburgo. Para esperar o atacante, Felipão convocará nesta terça apenas os jogadores que atuam no exterior (a lista com os atletas do futebol brasileiro será divulgada poucos dias antes da partida).

- Esse ciclo de contusões, é claro, preocupa. Se ele se machucar mais uma vez, vai prejudicar até a convocação dele para a Copa. Conversei com o Fred e ele está extremamente preocupado. Ele quer jogar, disse que ia até jogar o Fla-Flu. Eu falei: não se preocupa, você já esteve com a comissão técnica, todo mundo conhece o seu futebol. O importante é que você retome o mais rápido possível a sua caminhada pela retomada da forma, entrar em condição física boa, e carimbar o passaporte para a Copa. É importante que ele volte a jogar nos meses de abril e maio e no finzinho de março - disse Parreira.

O Radar da Seleção traz essa e outras notícias do desempenho dos brasileiros que jogam por aqui e na Europa. A intenção é analisar a atuação dos atletas que têm sido chamados por Felipão e daqueles que possam vir a ter uma oportunidade com o comandante. Nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, o treinador divulga a lista de atletas que vão encarar os africanos. O compromisso é o último antes da convocação final para a Copa, no dia 7 de maio.

E a atuação de Philippe Coutinho realmente chamou a atenção. O jogador não balançou a rede na goleada do Liverpool por 5 a 1 sobre o Arsenal, pelo Campeonato Inglês, mas participou ativamente dos lances e deu uma assistência para um dos gols de Sturridge. Ainda na Inglaterra, o meia Oscar também foi bem na vitória do Chelsea por 3 a 0 sobre o Newcastle.

A outra boa notícia para Felipão foi a negociação por empréstimo do goleiro Julio César. O arqueiro saiu do Queens Park Rangers para o Toronto F.C, que disputa a Major League Soccer. Por conta disso, o camisa 12 da Seleção terá mais oportunidades de atuar com regularidade. Até a Copa do Mundo, a equipe canadense vai disputar 11 partidas oficiais.

Quem também se destacou na rodada foi o volante Hernanes. O jogador fez a sua estreia pelo Inter de Milão e foi decisivo para o triunfo dos nerazurri por 1 a 0 sobre o Sassuolo, pelo Campeonato Italiano. O brasileiro fez o cruzamento que originou o gol marcado pelo argentino Walter Samuel. O volante Luiz Gustavo, do Wolfsburg, marcou o gol que fechou a vitória de seu time sobre o Mainz, por 3 a 0, pelo Campeonato Alemão.

Na Itália, na derrota do Milan por 3 a 1 para o Napoli, um pró e outro contra. Robinho até iniciou a partida entre os titulares, mas acabou sentindo um problema muscular e foi substituído logo após o intervalo. Kaká, recuperado de uma forte gripe, entrou no lugar do Rei das Pedaladas, mas também não teve um desempenho destacado.

Na França, o zagueiro Thiago Silva deu azar no lance que originou o gol do Monaco. Após cruzamento da direita, o defensor se esticou todo, mas a bola acabou encobrindo o goleiro Sirigu e morrendo na rede. A partida terminou empatada em 1 a 1.

A outra preocupação de Felipão era o lateral-esquerdo Marcelo. O jogador deixou o campo logo no início do confronto contra o Villarreal, no sábado, pelo Campeonato Espanhol, após sentir uma problema nas costas. Na ocasião, os merengues venceram os rivais por 4 a 2. Pelas redes sociais, o atleta tranquilizou a comissão técnica do Brasil.

- Obrigado pelas mensagens. Estou muito bem, foi só um susto! Abraço a todos e que grande vitória hoje! - escreveu o jogador, que, neste segunda-feira, já treinou normalmente sob o comando do técnico Carlo Ancelotti.

Quem já está treinando normalmente no Barcelona é o atacante Neymar. O jogador está recuperado de uma entorse no tornozelo direito e não será problema para a convocação da seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário